Por que o etanol sobe em Mato Grosso?

Sindipetróleo

O preço do litro do etanol tem tido reajustes em diversos Estados, mas em Mato Grosso a alta é ainda maior. Nas explicações a seguir, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo) pontua que os aumentos não podem ser culpa dos postos. O mercado é formado por diversos agentes, portanto, os postos definem seus preços tendo como referência os preços de custo operacional junto às usinas e distribuidoras.

Na tabela abaixo é possível comparar os preços e reajustes ocorridos nas usinas aqui com os realizados em São Paulo, estado que, assim como Mato Grosso, também é grande produtor de cana-de-açucar.

A assessoria de Comunicação do Sindicato entrou em contato com revendedores que apresentaram notas fiscais de aquisição de combustíveis juntos às distribuidoras. Somente nesta semana os reajustes em algumas distribuidoras ultrapassaram 5%.

Um revendedor de Cuiabá divulgou que nas distribuidoras, os preços do litro hoje estão entre R$ 2,82 e R$ 2,87. No dia 1° os preços variaram entre R$ 2,66 a R$ 2,76.

Outro impacto a ser considerado é a cobrança de ICMS pelo governo do Estado através do chamado preço de pauta. O imposto não é cobrado sobre a base do preço de produção dos combustíveis e sim sobre o preço final de comercialização à pessoa física. Nos últimos 30 dias, o preço de pauta saltou de R$ 2,65 para R$ 2,86, uma alta considerável no imposto pago independente do preço do cobrado na bomba.

Estas informações demonstram que os postos apenas repassam os reajustes que ocorreram por conta do aumento de impostos nas usinas e também por conta de reajustes nos demais elos da cadeia. Portanto, os postos revendedores de combustíveis, apenas repassam os reajustes e ainda assim mantém uma margem de lucro muito pequena.

Simone Alves, Comunicação Sindipetróleo