Preço de referência do biodiesel supera R$ 3,20 por litro no 47º Leilão

A ANP acaba de publicar os preços máximos de referência (PMRs) que servirão de teto para as ofertas das usinas no 47º Leilão de Biodiesel. Mais uma vez, a agência manteve a trajetória de alta verificada ao longo dos últimos quatro certames. Isso faz com que os PMRs do L47 sejam notáveis por dois motivos: pela segunda vez seguida que os preços de referência superam a marca dos R$ 3,00 por litro; também é a segunda vez que teremos um valor recorde.

Na média, os PMRs para o leilão que acontece na semana que vem ficaram em R$ 3.244 e R$ 3.206 por metro cúbico – respectivamente para usinas com e sem o Selo Combustível Social. Contudo, como não teremos usinas sem Selo na disputa, na prática, apenas o valor maior realmente importa. Trata-se de um acréscimo de R$ 240 por m³.

O reajuste entre o leilão passado e este ronda os 8%. É um índice um pouco mais fraco do que o do certame anterior, quando a alta chegou a 10%. Mas se olharmos para o atual ciclo de altas iniciado no L44, os PMRs médios já se elevaram cerca de 20,5%.

Já se comparamos o L47 com o L41 – ambos com período de entregas para o 2º bimestre – a alta já ronda os 28,5%

R$ 3,00

A rigor, a barreira dos R$ 3,00 por litro foi quebrada no L46. Contudo, no leilão passado, apenas alguns dos valores que compõem o PMR tinham batido a marca. Dessa vez, a alta é generalizada e todas as regiões do Brasil poderão colocar preços acima de R$ 3,00 por litro.

O maior valor é para usinas nos estados do Nordeste nos quais as usinas poderão pedir até R$ 3.385 pelo m³. Já as usinas do Centro-Oeste terão que se contentar com R$ 3.110 pelo mesmo volume de biodiesel.

Biodiesel BR