Preço do anidro pode pressionar aumento na gasolina

Preço do anidro pode pressionar aumento na gasolina

Levantamento realizado pelo Sindipetróleo indica um movimento de alta nas usinas tanto para o etanol anidro como para o hidratado logo após o anúncio de reajuste realizado pela Petrobras na noite de terça-feira (29).

No mercado de combustíveis, o preço da gasolina acaba por balizar o preço do etanol. “Assim, é de se esperar uma readequação de preços por parte das usinas e distribuidoras”, explica Aldo Locatelli, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo).

Algumas distribuidoras já confirmam esse movimento de aumento do etanol. O Sindipetróleo analisa que a pressão nos preços do etanol pode ser somada ao reajuste de 5,4% na gasolina A, já que a gasolina C, comercializada nos postos, contém 20% de etanol anidro.

Além disso, o Estado deve promover a readequação do Preço Médio Ponderado a Consumidor Final (PMPF), cuja tabela de valores definem a cobrança de ICMS sobre os combustiveis. “Ainda é preciso avaliar estas oscilações para saber como isto vai impactar nos preços da gasolina C nas distribuidoras e posteriormente nos postos”, declara Locatelli.

O Sindicato ressalta que cabe a cada distribuidora e posto revendedor decidir se irá repassar ou não ao consumidor os maiores preços, bem como em qual percentual, de acordo com suas estruturas de custo e de forma a remunerar adequadamente seus investimentos.

A entidade considera imprescindível manter a revenda e a sociedade informada sobre as variações expressivas nos valores dos combustíveis para que os postos, face mais visível da cadeia, não sejam responsabilizados, injustamente, por alterações ocorridas em outras etapas de comercialização.

Simone Alves Ass. Sindipetróleo 65 9916-5005