Preço do etanol sobe em 13 Estados e no DF

Os preços do etanol hidratado praticados nos postos brasileiros subiram em 13 Estados e no Distrito Federal e recuaram em 11 Estados, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana terminada em 11 de novembro de 2011. Nos estados do Acre e Roraima, as cotações permaneceram estáveis. No período de um mês, os preços do etanol recuaram em 14 Estados  e registram alta em 11 Estados e no Distrito Federal. Em Sergipe, os preços permaneceram estáveis no período de um mês.

Em São Paulo, maior estado consumidor, as cotações subiram 0,48% na semana. No período de um mês, as cotações do etanol registram alta acumulada de 1,67% nos postos paulistas. A maior alta semanal foi verificada no Distrito Federal, de 4,74%. A maior queda semanal foi verificada em Espírito Santo, de 1,31%.

O preço médio do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,886 por litro ante R$ 1,877 na semana anterior. No Paraná, o preço médio ficou em R$ 2,005 (R$ 1,995 na semana anterior). No período de um mês, a maior queda foi verificada na Bahia, onde a cotação média recuou 2,77%. No mês, a maior alta foi verificada no Mato Grosso, de 9,62%.

Na média de preços do Brasil, a gasolina segue mais competitiva que o etanol, de acordo com a ANP. Em relação à média do preço da gasolina no País, que foi de R$ 2,745 por litro, o preço do etanol é competitivo até R$ 1,9215  por litro. Como o preço médio do etanol no Brasil está em R$ 2,021, os preços da gasolina estão 4,92% abaixo do ponto de equilíbrio.

No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1,56 por litro, no estado de São Paulo. O preço máximo foi de R$ 2,93 por litro registrado no Acre. Na média de preços, o menor preço médio foi R$ 1,886 por litro, registrado em São Paulo, e o maior preço médio foi registrado no Acre, a R$ 2,511 por litro.

Etanol x Gasolina

Os preços do etanol permanecem competitivos em relação à gasolina apenas nos postos de combustíveis do Estado de Goiás.  Em São Paulo, a gasolina voltou a ficar mais competitiva no tanque de combustível, de acordo com dados da ANP. Em Tocantins, é indiferente a utilização de etanol ou gasolina. No total, em 24 estados e no Distrito Federal, a gasolina segue mais competitiva.

O preço médio da gasolina no Estado de São Paulo está em R$ 2,662 por litro, o que torna o etanol hidratado competitivo na região até R$ 1,8634. Na média da ANP, o preço do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,886 por litro, 1,21% acima do ponto de equilíbrio entre gasolina e etanol, o que torna a gasolina mais competitiva. Na semana, os preços do etanol subiram 0,48% nos postos no Estado de São Paulo, acumulando uma alta de 1,67% no período de um mês.

A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores à gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os estados e no Distrito Federal. Quando a relação aponta um valor entre 70,00% e 70,50%, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque de combustível.

Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol está em 70,85% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo). Em Goiás, a relação é de 68,11% e em Mato Grosso de 70,80%. Em Tocantins, a relação é de 70,20%. A gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima(preço do etanol é 87,10% do valor da gasolina) e em Santa Catarina (+86,36%).

Estadão com Agência Estado