Preço do etanol vai a R$ 1,99

Finalização da colheita de cana de açúcar em Mato Grosso nesta semana foi acompanhada de reajuste de R$ 0,05 centavos no preço do litro de etanol repassado pelas indústrias. Para o consumidor final o produto chegou R$ 0,24 centavos mais caro no litro, numa majoração de 13,06% sobre o preço praticado até a semana passada (R$ 1,75/litro).

Desde o último domingo (09) alguns postos de Cuiabá passaram a comercializar o biocombustível a R$ 1,99/litro. Por causa da mistura do etanol anidro à gasolina, esse combustível também encareceu R$ 0,12 centavos nesse mesmo período, subindo do preço médio de R$ 2,87/litro na Capital para R$ 2,99/litro, numa variação de 4,18%. Reajuste aplicado ao diesel foi de R$ 0,07 centavos, equivalente a 2,94% sobre o preço médio de R$ 2,38/litro, apurado pela Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis (ANP) entre os dias 02 a 08 de dezembro. Atualmente o produto segue comercializado a R$ 2,45/litro.

Para o taxista Jorge Neto Santiago, 50, a atual cotação representará um acréscimo mensal de aproximadamente R$ 286 nas despesas com o combustível, se não houver novos reajustes, considerando o consumo médio de 45 litros por dia. “Diariamente eu estava gastando R$ 80”. Diretor executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), Nelson Soares Junior, se limitou a comentar que cada revendedor é livre para decidir se irá repassar ou não ao consumidor final os reajustes transferidos pelas distribuidoras. “O mercado é livre e competitivo em todos os segmentos”.

Vendas - Últimos dados divulgados pela ANP revelaram um consumo recorde de combustíveis em Mato Grosso.  De janeiro a outubro, as vendas de etanol alcançaram 292,7 milhões de litros, sendo 3,37% a mais que o total registrado durante o mesmo período do ano passado (283,173 milhões/litros).

Comercialização de gasolina totalizou 493,993 milhões de litros no mesmo período, com acréscimo de 26,76% sobre a quantidade revendida nos dez primeiros meses de 2011 (389,687 milhões/litros). Maior volume comercializado foi de óleo diesel, num total de 2,1 bilhões de litros até outubro, sendo 15,35% acima do registrado em igual intervalo de 2011 (1,811 bilhão de litros). Com este último, a previsão do Sindipetróleo é encerrar 2012 com 2,5 bilhões de litros comercializados.

Produção - Processamento de cana-de-açúcar em Mato Grosso já supera em 700 mil toneladas a previsão inicial e alcança 15,100 milhões de toneladas, conforme apurado pelo Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras em Mato Grosso (Sindálcool). Apesar do incremento na moagem da cana, a produção de açúcar e etanol permaneceu equiparada à da última safra, totalizando 890 milhões de litros de etanol e 480 mil toneladas de açúcar, segundo o diretor executivo do Sindálcool, Jorge dos Santos. “As chuvas prejudicaram a produtividade da cana durante essa colheita, mas favorece o desenvolvimento dos canaviais para a próxima safra”. Santos diz que as perdas na safra 2012/2013 fez aumentar os custos para os produtores, que na semana passada aumentaram em R$ 0,05 centavos o litro de etanol.

A Gazeta 12 de dezembro de 2012