Preços são reajustados

Conforme anunciado, o preço dos combustíveis foi reajustado e consumidores estão pagando mais caro para abastecer os veículos. Etanol passou para R$ 2,09 em alguns postos da Capital, a gasolina atingiu R$ 2,99 e o óleo diesel chegou a R$ 2,35. Altas são consequência do aumento do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), uma média de preço base para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Nas bombas, consumidores reagem de forma assustada ao perceberem mais um reajuste, como é o caso da nutricionista Rosana Alves, 37, que só percebeu a mudança no valor na hora de pagar. Segundo ela, toda semana são pelo menos R$ 80 em combustível, que cada vez rendem menos.

Para Rosana, os impostos,sempre são os grandes vilões, independentemente da mercadoria, mas que no caso dos combustíveis, deveria haver mais critério, até porque na opinião dela, devido à proximidade com as usinas, os atuais valores não se justificam.

Para o setor empresarial a alta no PMPF foi um erro por parte da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), como afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo/MT), Aldo Locatelli.

Ele questiona os locais utilizados como fonte para a pesquisa de preço feita antes da majoração do PMPF. “Os valores fixados como preço médio não são praticados na grande parte das cidades, não tem como tomar como base um valor que está acima do praticado no mercado”.

Por meio da assessoria de imprensa, a Sefaz confirma que irá analisar a pesquisa realizada, mas que a mudança do preço de pauta só poderá ser feita em 15 dias, quando a planilha será revista. A secretaria informa também que por se tratar de um ato concreto, não tem como revogar o que foi publicado.

Para o empresário João Marcelo Borges este será mais um problema que irá pesar principalmente para os consumidores. Segundo ele, até hoje (20) todos os seus postos (8) já estarão trabalhando com a nova tabela. “Em algumas unidades o reajuste já foi repassado e em outras não. Conforme os estoques são renovados os valores são atualizados, até porque os custos já subiram”.

Gerente de um outro posto, Marciano Machado, revela que ainda não houve alteração, mas que até o fim da semana novos preços deverão ser cobrados, até porque os pedidos são fechados de acordo com os novos valores em vigência. Conforme a revisão do PMPF feita pela Sefaz, o preço de cálculo do imposto para o etanol passou de R$ 1,87 para R$ 2,30, a gasolina de R$ 2,86 para R$ 2,99 e o diesel varou de R$ 2,23 para R$ 2,49. Até o gás de cozinha teve o valor reajustado, passando de R$ 3,60 para R$ 3,96 por kg, ou seja, o botijão de 13 kg passou de R$ 46,8 para R$ 51,48 de acordo com a nova tabela do PMPF.

A Gazeta - 20/10/2011
Foto: Chico Ferreira