Produção atinge 137 milhões

Volume refere-se ao trabalho das usinas durante três meses e supera o nível de consumo em 4 meses

Os trabalhos nas usinas sucroalcooleiras tiveram início há cerca de três meses e já produziram 137 milhões de litros de etanol hidratado (para abastecer veículos). O volume é superior aos 81,755 milhões de litros consumidos entre janeiro e abril em Mato Grosso, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Conforme o Sindicato da Indústria Sucroalcooleira de Mato Grosso (Sindalcool-MT), há quatro semanas o litro do combustível segue estável em R$ 1,26 fazendo com que para o consumidor não haja alterações nas bombas.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo-MT) salienta não haver previsão de novas quedas de preço. O litro nas bombas varia entre R$ 1,75 e R$ 1,89 na Grande Cuiabá.

As 11 usinas sucroalcooleiras de Mato Grosso, até o dia 15 de junho, já haviam moído 3,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar da safra 2012/2013. O volume resultou em 137 milhões de litros de etanol hidratado, 65 milhões de litros de etanol anidro (misturado na gasolina) e 72 mil toneladas de açúcar.

Conforme o diretor-executivo do Sindalcool-MT, Jorge dos Santos, a colheita e a moagem ocorrem dentro da normalidade. “A chuva nos ajudou e estamos com uma boa produtividade, apesar da quantidade de açúcares na cana estarem em baixa por conta das chuvas, frente à safra 2011/2012”.

Questionado sobre uma nova redução do preço do etanol nas bombas, Santos salienta que esta depende das distribuidoras e dos postos de combustíveis. “Dependem deles. Nas últimas quatro semanas nas refinarias de Mato Grosso o litro está estável a R$ 1,26”, salienta. O diretor-executivo do Sindipetróleo-MT, Nelson Soares Jr, confirma a estabilidade nas refinarias, contudo frisa não haver previsão de redução nas bombas.

MISTURA-GASOLINA

A Petrobras, na sexta-feira (22), conseguiu com que o governo federal reajustasse o preço da gasolina em 7,83% em média e óleo diesel 3,94% nas refinarias – que passou a vigorar ontem. Além do aumento, a estatal brasileira solicitou que o percentual de etanol anidro misturado à gasolina voltasse a ser de 25% e não mais os atuais 20%.

O diretor do Sindalcool-MT comenta que o aumento do percentual não impactará nos preços do etanol hidratado. “O que podemos ter é uma redução no preço da gasolina, pois se aumentar a mistura a Petrobras poderá diminuir as importações de petróleo”. Ainda na sexta-feira o governo federal reduziu a zero a alíquota da Cide, imposto incidente sobre os combustíveis. De acordo com o diretor do Sindipetróleo-MT, a expectativa das revendedoras (postos) “é de que a medida governamental realmente neutralize o impacto”.

Folha do Estado