Redução só era esperada para novembro

A redução da mistura de anidro na gasolina era esperada apenas para 1º de novembro, início da entressafra, de acordo com o presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Marcos Jank. Em nota, ele comenta que a antecipação da medida para outubro pelo governo não vai alterar a oferta de etanol no mercado doméstico na atual safra, que já estava programada pelo setor. Ontem, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão informou que a partir de primeiro de outubro a mistura de anidro será reduzida dos atuais 25% para 20% por tempo indeterminado.

Segundo Jank, para equacionar a oferta e demanda, o setor já tem importações de mais de 500 milhões de litros de anidro compromissadas, com desembarque previsto entre setembro e abril de 2012. "Com a redução antecipada da mistura, é possível que parte dessa importação seja desnecessária," explicou.

Dados da Unica mostram que a redução da mistura reduzirá a demanda mensal por etanol anidro no mercado doméstico em cerca de 150 milhões de litros, o que, na prática, deve aumentar a disponibilidade de etanol hidratado em igual volume. Para a entidade, meses foram investidos na discussão sobre a mistura, algo que não altera de maneira significativa a oferta de etanol, enquanto temas mais importantes, ligados ao crescimento da oferta e o futuro do setor, só começam a receber a devida atenção agora.

O executivo lembrou que é preciso definir a participação do etanol na matriz de combustíveis do País. "Medidas que valorizem a energia a partir da biomassa também são essenciais".

Fonte: Agência Estado