Reduz pressão sobre a gasolina

Por conta da queda de preços no hemisfério norte (com a redução de consumo que geralmente ocorre lá nessa época do ano), diminuiu para a faixa de 10% a diferença entre os valores cobrados pela gasolina aqui no Brasil e os do mercado internacional. Isso aliviou a pressão sobre o fluxo de caixa da Petrobras e pode influenciar a decisão do governo de retardar o reajuste reivindicado pela empresa.

Mas a importação de gasolina e diesel permanece em volumes elevados, a ponto de ter causado déficit recentemente na balança comercial brasileira. O custo da distribuição desses derivados vem aumentando porque para atender ao crescimento do consumo em certas regiões do país os caminhões estão percorrendo distâncias cada vez maiores. São necessários mais caminhões-tanque para executar essa tarefa, e como não estão disponíveis no mercado, os fretes encareceram. Tal problema não estaria ocorrendo se Brasil estivesse produzindo mais etanol, que substitui a gasolina.

O Globo