Reinauguração da térmica de Cuiabá traz confiabilidade à revenda de GNV, diz Locatelli

Sindipetróleo defende proposta de lei de isenção de IPVA para proprietários de veículos que instalarem o kit gás

Da Assessoria

O presidente do Sindipetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso), Aldo Locatelli, avalia que a reinauguração da usina térmica de Cuiabá, a Pantanal Energia, aumenta a credibilidade na revenda de Gás Natural Veicular (GNV).

Locatelli, que participou da solenidade de retomada das operações da térmica após quatro anos de paralisação, lembra que nos últimos três anos, os consumidores do Gás Natural Veicular (GNV), em Mato Grosso, por duas vezes sentiram no bolso a interrupção do fornecimento do gás por falta de pressão nos dutos para enchimento dos compressores, no Distrito Industrial de Cuiabá, onde é armazenado o estoque de gás proveniente da Bolívia.

Em todo o Estado, são oito postos com equipamentos para abastecer veículos a GNV. Além dos cinco em Cuiabá, dois estão localizados em Várzea Grande e outro em Rondonópolis. Algumas empresas não estão fornecendo o produto por estarem em manutenção.

Consumidor precisa de incentivo

Com a garantia de que o fornecimento do GNV não será interrompido e de que o setor pode receber novos investimentos, outros postos já pensam em realizar projeto para fornecerem o GNV. O revendedor Valdir de Castro já revende GNV através do Posto Ipê, em Cuiabá, mas quer levar o serviço para o seu empreendimento em Chapada dos Guimarães.

Locatelli afirma que também há revendedores interessados pelo sistema de abastecimento de carro a Gás em Jaciara, Santo Antonio do Leverger e Tangará da Serra. O presidente do Sindipetróleo lembra que é preciso ampliar os sistemas nos postos, mas antes é preciso garantir demanda. “É por isso que somos a favor de que a Assembleia Legislativa proponha a redução do IPVA para os carros que fizerem a conversão para o GNV”, explica Locatelli. “Essa ideia já é comentada pelos deputados e por isso estamos no aguardo da formulação de uma lei”, completa.

O empresário Paulo Emboava, proprietário do Posto Vip na Miguel Sutil, acreditando nesta demanda que pode surgir, realiza durante esta semana manutenção dos equipamentos. “Tenho que atender a demanda que está ai e não posso simplesmente descartar um investimento de mais de 500 mil”, pontua Emboava.

Os postos que oferecem GNV projetaram o sistema para venderem até 200 mil metros cúbicos de gás por mês, mas nos últimos anos esse consumo reduzindo mais de 90%. Atualmente, no posto Metropolitano, de propriedade do revendedor Ranmed Moussa, são comercializados 15 mil metros cúbicos de gás por mês, quando a capacidade é de 200 mil metros cúbicos.

Postos que revendem GNV em Mato Grosso

Cuiabá
Metropolitano, na Avenida Fernando Correa, ao lado da City Lar;
Santa Elisa, na General Mello, esquina com a Miguel Sutil;
posto Vip Miguel Sutil;
Ferrari, na Marechal Deodoro com a Miguel Sutil;
Posto Ipê, na Avenida Palmira Paes de Barros.

Várzea Grande
Posto Zero, na Avenida Pompeu de Campos;
PS Auto Posto (Posto Mais).

Rondonópolis
Posto Cidade, na Avenida Presidente Médici, Vila Birigui.

Simone Alves