Revendedores e Corpo de Bombeiros dialogam sobre fiscalização de postos

em

DSCN0314-aaaaO Sindipetróleo recebeu em sua sede, em  dia 30 de abril, uma equipe do Corpo de Bo04mbeiros para que os revendedores tirassem dúvidas sobre ações de vistoria nos postos. Representando o Corpo de Bombeiros, estiveram presentes o diretor de Segurança contra Incêndio e Pânico, coronel Roger Ramos, o coordenador de fiscalização, tenente Wallenstein Maia, e o chefe de análise, capitão Denys Douglas.

Os revendedores perguntaram a eles sobre os prazos de respostas para adequações no projeto de combate a incêndio e procedimentos para instalação de Sistemas de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA)ou para-raios.

A instalação de SPDAs é uma exigência do Corpo de Bombeiros, regulamentada pela ABNT segundo a Norma NBR 5419/2005, e tem como objetivo evitar e/ou minimizar o impacto dos efeitos das descargas atmosféricas. O SPDA deve ser individualizado, ou seja, o sistema de um estabelecimento próximo ou lado não protege outro. Isso foi esclarecido não só pela equipe do Corpo de Bombeiros, como também pelo diretor da Associação Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho, Álvaro Luiz Guerini.

Para o revendedor, a instalação desses sistemas gera alto custo e o pequeno número de empresas que realizam as instalações oneram ainda mais a prestação de serviços.

O coronel Roger Ramos adiantou que o Corpo de Bombeiros em breve vai atuar com a ajuda de um memorial descritivo, o que deve acelerar a análise de processos. Reforçou que o Corpo de Bombeiros exige requisitos mínimos para liberação de licenças.

Também estiveram presentes engenheiros ambientais e outros técnicos responsáveis pela elaboração de projetos para postos.

Simone Alves Ass. de Comunicação Sindipetróleo