Rodovias continuam bloqueadas; veja onde

em

protesto-20-02-15Nesta segunda-feira (23.02), motoristas de caminhões fecharam novos trechos na BR-163, em Mato Grosso. A passagem de veículos pesados também está impedida na saída de Cuiabá para Rondonópolis, Jaciara, Serra de São Vicente e Posto Gil, no município de Diamantino.

O manifesto continua em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Sinop, Rondonópolis, Tangará da Serra e Campo Novo dos Parecis. Pelos bloqueios passam apenas carros de passeio, ambulâncias, ônibus, caminhões com cargas vivas (bovinos, suínos, aves e peixes) e com alimentos perecíveis.

As manifestações já duram 15 dias e se espalharam pelo País. Em alguns estados já se registra a falta de combustíveis.

Reivindicações

Segundo os motoristas, a categoria reivindica:

- redução no preço do óleo diesel e da gasolina, sendo uma das formas a redução na alíquota de ICMS cobrada sobre o óleo diesel de 17% para 12%;

- proibição da comercialização de frete por parte das tradings e agenciadores de cargas com valores abaixo da Lista de Preços Mínimos de Fretes, instituída pela Sefaz/MT através da Portaria nº 244/2014. Hoje a tabela é apenas referencial.

- Instituição de penas para quem não obedecer a tabela, como, por exemplo, perda de incentivos fiscais junto ao Estado e suspensão da inscrição estadual.

Foto: PRF

Simone Alves Ass. de Imprensa