Salários bombam no setor de óleo e gás no Brasil

A Hays, uma das maiores empresas de recrutamento do mundo, divulgou um estudo que mostra que o salário médio dos brasileiros que trabalham no setor de óleo e gás subiu 26%, mais do que em qualquer outro país do mundo. O estudo mostra, ainda, que o Brasil é um dos países que melhor pagam nessa indústria – e, na média, paga mais aos profissionais locais do que aos estrangeiros — 42,5% dos profissionais do setor trabalham fora dos seus países de origem. Os brasileiros ganham, em média, 120.000 dólares anuais, enquanto os estrangeiros que trabalham aqui recebem 107.000.

O estudo da Hays revela também que o crescimento do setor de óleo e gás no país está repatriando muitos profissionais que tinham partido para o exterior. De 2011 para 2010, caiu de 20% para 11% o percentual de brasileiros que trabalham no setor e estavam morando fora do Brasil. “É uma questão de oferta e demanda. O Brasil anseia por novos profissionais qualificados, mas eles precisam ser brasileiros pela lei de conteúdo local. Por isso, os salários crescem tanto,” afirma Matt Underhill, diretor administrativo da Hays Oil & Gas. Segundo Underhill, o único país que vive momento semelhante é a Austrália, que teve crescimento de 18% nos salários – tanto dos australianos quando dos que vêm de fora. Lá, se paga, em média, 164.000 dólares ao local e 173.000 ao estrangeiro. A Austrália está investindo pesado para construir sua infraestrutura de exploração de gás do zero,” explica o executivo. (Daniel Barros)

Exame.com