Segurança discutirá formas de combater furtos em caixas eletrônicos

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realizará hoje audiência pública sobre os furtos de caixas eletrônicos e de terminais de autoatendimento de bancos.

O debate foi proposto pelo deputado Efraim Filho (DEM-PB). “Tornaram-se frequentes os furtos de caixas eletrônicos e de terminais de autoatendimento de instituições financeiras no País e em especial nos estados da região Nordeste. Cada vez mais violentos, os bandidos se valem das mais diversas formas para cometer os crimes, como o uso de armas de grosso calibre e até mesmo de explosivos”, disse ele.

“Na tentativa de diminuir a ação dos bandidos, tramitam na Câmara alguns projetos que preveem o aumento das penas para os autores de crimes dessa natureza e que exigem que as instituições financeiras também reforcem a segurança nos locais de terminais”, acrescentou.

O objetivo da audiência é discutir essas propostas.

Participarão da reunião:  -o diretor de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro, general Waldemar Barroso Magno Neto;  -o presidente da Febraban, Murilo Portugal;  -o promotor do Consumidor, do Ministério Público da Paraíba, Francisco Glauberto Bezerra; -o comandante-geral da PM do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk;  -o consultor em segurança da Absesp, Adelar Anderle; e -o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Carlos Alberto Cordeiro da Silva.

A audiência será realizada às 14 horas, no Plenário 6.

Íntegra da proposta: PL-1547/2011