Seminário vislumbra novo mercado para biodiesel

seminario-biodiesel2

O Sindipetróleo participou do seminário "Biodiesel: Oportunidades e Benefícios do Uso Voluntário”, que discutiu a necessidade da ampliação do uso do biocombustível nas frotas cativas. O evento procurou apresentar a empresários, líderes de associações empresarias, representantes de prefeituras municipais e outros potenciais consumidores do chamado biodiesel voluntário, as vantagens tanto econômicas e socioambientais do produto.

O Sindipetróleo foi representado pelo diretor-executivo, Nelson Soares Junior, e pelo revendedor, Vilson Kirst, de Lucas do Rio Verde.

O seminário foi promovido pelo Sindicato das Indústrias de Biodiesel no Estado do Mato Grosso (Sindibio-MT), a Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a União Brasileira de Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).

A produção do biocombustível cresce a cada ano no país. No ano passado, chegou a 3,94 bilhões de litros. Para incentivar o uso desse biocombustível, abundante e que pode ser extraído de oleoginosas e do sebo de gado, uma nova lei prevê que o percentual da mistura do biodiesel no óleo diesel passe dos atuais 7% para 8% até 2017; 9%, até 2018; e 10%, até 2019. Desde já, o percentual de 20%, pode ser utilizado em frotas cativas como empresas de ônibus, transporte rodoviário, coletas de lixo, frotas oficiais de poderes públicos, volutariamente. O percentual de biodiesel misturado ao diesel distribuído aos postos de combustíveis é de apenas 7%.

Além de segundo maior produtor de biodiesel do país, Mato Grosso apresenta uma curva crescente de 3% no consumo de combustíveis, devido ao agronegócio, enquanto a média nacional registra uma queda de 6%.

O representante da Mercedes Benz, Nilton Shiraiwa, destacou que desde 2009 a fabricante realiza testes. Segundo ele, um veículo rodou cerca de 1 milhão de quilômetros com a mistura B20 e não foram detectados problemas como criação de borra ou oxidação do sistema de injeção. O objetivo foi averiguar a influência do uso do biodiesel em termos de emissões, desempenho, confiabilidade, durabilidade do motor, desgaste de peças e componentes, efeitos da ação química e formação de borra, além de outros itens.

Alertou sucintamente que apesar dos testes terem sido positivos, é preciso se atentar ao fato de que muitas fabricantes de peças não dão garantias para o uso de B20, por isso  a importância de se utilizar o B20 em frotas controladas.

O diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Dornelles, apresentou no evento toda a fundamentação legal e regulatória para o novo mercado do biodiesel brasileiro. “Esse é o momento para os agentes da cadeia produtiva do biocombustível sentarem e fazerem suas contas junto com os potenciais consumidores” ressaltou. Também disse que o mercado está propenso a reduzir o preço do biodiesel em relação ao diesel.

Segundo ele, pelos valores praticados no último leilão de venda do óleo renovável pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) o biodiesel produzido em MT chegou a ser até 0,38 centavos mais barato que o diesel por litro - não consideradas a margem das distribuidoras.

O presidente do Sindibio, Rodrigo Guerra, o fomento da produção do biodiesel é um impulso na economia de Mato Grosso e do Brasil.

O diretor superintendente da APROBIO, Julio Minelli, enalteceu em sua palestra os benefícios ambientais e de saúde pública do biodiesel, abordando o estudo encomendado pela Associação em parceria com o Instituto Saúde e Sustentabilidade que apontou que a utilização de B20 evita a morte de 14 mil pessoas/ano somente nas regiões metropolitanas de RJ e SP.

Carlos Melnec, diretor executivo de revenda da Volvo em Mato Grosso, citou a experiência de Curitiba, onde os ônibus do transporte coletivo são abastecidos com o combustível vegetal, e disse que os veículos pesados da marca podem ser utilizados em qualquer estado, pois já estão aptos a rodar com B30.

Reconhecendo os benefícios econômicos e ambientais do uso do biocombustível, o Secretário de Projetos Estratégicos de Mato Grosso, Gustavo Oliveira, sugeriu que o uso de biodiesel em maior percentual constasse no edital para renovação da frota dos ônibus de transporte coletivo de passageiros de Cuiabá. "Essa ideia tem de ser levada à Prefeitura de Cuiabá, pois seria interessante que a medida constasse como regra da concessão, o que poderia gerar investimentos em inovação tecnológica e novos empregos".

Com informações do Sindibio-MT