Sindipetróleo amplia diálogo com a Sema e estabelece pauta de reuniões

Com objetivo de levantar problemas e apresentar sugestões a fim de facilitar a execução de procedimentos e acelerar a análise de processos de licenciamento ambiental, representantes do Sindipetróleo estiveram reunidos com a Superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços, Lilian Ferreira dos Santos, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O encontro ocorreu no último dia 31 de maio, ficando definidos os seguintes pontos:

1.         O setor de combustíveis deve aguardar a publicação, no Diário Oficial do Estado, da nomeação a preencher  a coordenadoria de serviços, a qual estará diretamente ligado à atividade de postos de combustíveis. A publicação está prevista para os próximos dias. Imediatamente, após esta definição de quem ocupará a coordenadoria, a Superintendente marcará uma nova reunião.

2.         De início, foram definidos quatro pontos a serem desenvolvidos:

a.         Revisão de procedimentos:

•          A engenheira sanitarista Bethsabá, se possível com outros engenheiros e os engenheiros da SEMA, fará uma avaliação dos processos adotados para emissão de licenças, de modo a identificar pontos que possam ser atualizados, objetivando a melhoria dos serviços e a diminuição de tempo nas avaliações.

b.        Pendências em ordem cronológica:

•          Serão relacionadas pendências mais antigas para serem analisadas em conjunto com a nova coordenadoria, a fim de dar andamento nos processos com maior agilidade.

c.         Ação política:

•          O Sindipetróleo, através da sua diretoria, se propõe a levar aos Poderes Executivo e Legislativo a necessidade de aumentar a quantidade de técnicos na SEMA como forma de se atingir a conclusão dos processos em prazo razoável.

d.        Apoio logístico

O Sindipetróleo vai analisar a possibilidade de firmar um termo de cooperação com a SEMA para disponibilizar veículos que deverão ser utilizados exclusivamente no atendimento do segmento revendedor.

Para o diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares Junior, que esteve representando o Sindicato na reunião, “o diálogo entre a Sema e o setor de revenda de combustíveis é importante para que o trabalho entre as duas partes seja realizado harmonicamente. “Queremos ajudar a Sema no que for possível, sempre respeitando as normas ambientais e valorizando os profissionais da Pasta ambiental”, avalia Soares. “Nossa agenda de trabalho está apenas no início e, em breve, esperamos estar noticiando avanços na resolução dos processos junto à SEMA”, completou.

Esta última reunião resulta de agenda anterior, realizada em 25 de maio, com o secretário de Meio Ambiente, Vicente Falcão, a diretoria do Sindipetróleo  e a engenheira Bethsabá Marques.

Simone Alves Assessoria Sindipetróleo