Sorriso: assentados liberam BR-163 mas retomam bloqueio na sexta

Assentados da região liberaram o tráfego na BR-163, no quilômetro 738, agora há pouco, nas proximidades da ponte do rio Teles Pires, entre Sorriso e Lucas do Rio Verde, depois de quase quatro horas. Interrompendo o tráfego desde às 7h45, eles haviam desbloqueado a rodovia das 11h30 às 13h15. O coordenador de projetos agrários do polo sindical Vale do Arinos, Toninho Gomes, afirmou, ao Só Notícias, que a mobilização deve ser retomada amanhã, a partir das 7h30. "Os nossos representantes, que negociam com o governo, informaram que não houve avanço, porque a pauta é muito extensa. Então vamos bloquear amanhã". No Nortão, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Ubiratã, Renato Magioni, explicou que entre as reivindicações está a regularização de 180 lotes do assentamento Entre Rios, do município. Outro questionamento é com relação a multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Conforme Só Notícias já informou, o bloqueio causa transtornos para centenas de pessoas que dependem da rodovia para seguir de Sinop a Itaúba, Colíder, Alta Floresta, Guarantã e demais cidades, bem como os que pretendem se dirigir a Cuiabá. Empresas já começam contabilizar atrasos nos transportes de combustível, madeira, produtos alimentícios e outros. As viagens de ônibus também são prejudicadas. Movimentos sociais agrários também bloquearam outras duas rodovias federais em Mato Grosso. No entanto, segundo informações da PRF, todas foram liberadas. São elas, a BR-364, no km 328, na Serra de São Vicente, entre Cuiabá e Rondonópolis e na BR-070, no km 732, nas proximidades da ponte sobre o rio Paraguai, em Cáceres.

Só Notícias