Usinas pressionam para aumentar uso de biodiesel

As seis usinas de biodiesel em operação no Estado, responsáveis por um quarto da produção nacional, endossam a pressão do setor para que o governo federal autorize a ampliação de 5% para 7% de mistura da substância na composição do óleo diesel. Com um terço da capacidade parada por falta de mercado, as plantas gaúchas deixam de faturar R$ 720 milhões por ano e gerar R$ 52 milhões em ICMS.

Na usina da Camera, em Ijuí, equipada para processar 144 milhões de litros de biodiesel por ano, pouco mais de 70% da capacidade é utilizada. Nos próximos dias, a unidade será ampliada para 234 milhões de litros por ano. Com o intuito de absorver a oferta, a esperança é que um novo marco regulatório do setor seja apresentado ainda em 2012, prevendo aumento gradativo do biodiesel ao combustível mineral.

– No último leilão de energia, vendemos 100% das cotas que poderíamos, ainda assim permanecemos com capacidade ociosa – afirma João Artur Manjabosco, gerente da unidade de negócios da Camera de Ijuí.

Além de vender em leilões, a empresa fornece para a Viação Itaim Paulista, que desenvolve um projeto pioneiro de B20 – proporção de 20% do biocombustível no diesel consumido pela frota.

O acréscimo do combustível extraído de fontes renováveis, especialmente da soja, ao combustível convencional interessa muito ao Rio Grande do Sul. O Estado é o maior produtor de biodiesel do país, fornecendo 576 milhões de litros ao ano, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Em 2011, as usinas gaúchas deverão faturar R$ 1,8 bilhão e gerarão cerca de R$ 130 milhões em ICMS. Fosse ampliado de 5% para 7% o uso do biodiesel, o número de famílias envolvidas no segmento passaria de 38 mil para 50 mil, projeta a Secretaria da Agricultura.

Embora haja caminhos para que o pleito seja atendido, ainda não há um movimento definitivo. Se alguns integrantes do governo mostram-se favoráveis ao incremento, outros, de pastas ligadas à economia, temem pressão sobre o preço da soja e do combustível caso a dosagem aumente, porque o biodiesel é mais caro do que o combustível do petróleo.

Estímulo para composto com 20% de biocombustível

A esperança dos fabricantes quanto ao aumento de 5% para 7% do biodiesel ao diesel convencional reside na criação de um novo marco regulatório para o setor no país.

Atualmente, a adição de biocombustível ao diesel está em níveis superiores aos previstos na lei de 2005, que regulamenta a atividade. Como a produção subiu substancialmente no país, a ampliação da mistura de 2% para 5%, prevista apenas para 2013, foi antecipada em 2008.

Agora, os produtores argumentam que a capacidade ociosa, de quase 40% no país, poderia ser utilizada, gerando mais emprego, renda e impostos.

Na Argentina, por exemplo, a adição de biodiesel ao combustível já chega a 10%. Outros pleitos estão na agenda do setor, como desoneração para exportações e estímulo, nas grandes metrópoles, a frotas que utilizam B20 – diesel composto por 20% de biocombustível.

Zero Hora - RS