Workshop do Sindipetróleo em destaque: discussões cruciais sobre o setor de combustíveis em Mato Grosso

Sindipetróleo

O Sindipetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso) promove nestes dias 24 e 25 de agosto a terceira edição do Workshop do Setor de Combustíveis de Mato Grosso. O evento, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, foi aberto com a participação de representantes do setor, colaboradores de postos, fornecedores e figuras públicas.

Esse evento tem como foco a discussão de questões relevantes relacionadas ao comércio e distribuição de combustíveis, atraindo profissionais do setor e áreas afins, como, por exemplo, gestores de suprimentos do Grupo Bom  Futuro e Amaggi, diversas consultorias na área de gestão e serviços diversos que participaram do workshop.

Entre os temas em destaque estão inovação tecnológica, parcerias com marcas e fornecedores, sustentabilidade dos negócios, legislações e normas, atuação jurídica, segurança e qualidade dos combustíveis.

A programação diversificada inclui palestras informativas, sessões de capacitação e uma ampla feira com mais de 40 estandes representando mais de 60 marcas.

“Como público-alvo, temos o posto de combustíveis e seus fornecedores, mas os assuntos discutidos aqui e os benefícios que um evento como esse traz para o posto, como condições de negócios diferenciadas na compra de equipamentos, por exemplo, alcança o consumidor final, com certeza”, explica o presidente do Sindipetróleo, Claudyson Alves, o Kaká.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, reafirmou seu compromisso em apoiar iniciativas como essa, que congregam o que há de mais avançado no segmento, proporcionando um ambiente propício não apenas para negócios, mas também para o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias de ponta.

O deputado Max Russi defende a valorização do setor de combustíveis como uma ferramenta pujante de geração de emprego e renda, além de uma considerável fatia de desenvolvimento em Mato Grosso. Citou que, conforme os últimos levantamentos, apresentados na abertura do III Workshop do Setor de Combustíveis, a categoria contribui com cerca de 25% da arrecadação do ICMS.

Participaram da cerimônia de abertura, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o presidente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Bento Francisco Bezerra, e o presidente da MTGás, Aécio Rodrigues. Também esteve na feira, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.

Carlos Neri de Oliveira, superintendente adjunto de Fiscalização e Abastecimento da ANP, e Ottomar Mascarenhas, chefe no núcleo regional de fiscalização da ANP, explanaram sobre a atuação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). “Nosso objetivo não é fechar empresa, é fiscalizar para preservar a empresa que busca atuar de maneira correta”, destacou Mascarenhas.

Nesta quinta-feira, foram realizadas duas palestras: a primeira com o consultor pela Ígnea Energia, James Assis, sobre “Riscos e oportunidades para o mercado de Downstream de Combustíveis”; e com o diretor do Instituto Combustível Legal, Carlos Faccio sobre “O mercado irregular de combustíveis no Brasil”.

A programação segue nesta sexta-feira. A organização do evento registra 800 pessoas presentes somente no primeiro dia. O Workshop se encerra neste dia 25, às 20h.

O III Workshop é realizado em colaboração com o Bioind (Indústrias de Bionergia de Mato Grosso) e o Sindibio (Sindicato das Indústrias do Biodiesel no Estado de Mato Grosso). Após a solenidade de abertura no dia 24 de agosto às 18h, o evento prosseguirá durante todo o dia 25 de agosto de 2023. Conta com o apoio da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes), Fiemt e ICL.

Simone Alves
Assessoria de Comunicação do Sindipetróleo